APOIOS

fotolisboa

fotolisboa

fotolisboa

fotolisboa

fotolisboa CARTAZ FLYER

TEMAS

Tema 1. Conservação do Património com valor cultural
Requisitos, conceitos, estratégias, soluções, metodologias e práticas específicas para edifícios e espaços urbanos com valor cultural. Saberes e materiais tradicionais e novos materiais compatíveis e sustentáveis.

Tema 2. Patologia, Diagnóstico e Soluções na reabilitação de edifícios
Identificação de anomalias e de mecanismos de degradação, metodologias de diagnóstico, estudo de soluções, compatibilidade e eficácia de técnicas e materiais.

Tema 3. Ambiente e Economia circular na conservação e reabilitação
Economia de recursos, economia de energia, materiais com baixa energia incorporada. Redução da demolição e reutilização dos materiais de demolição.

Tema 4. Inovação e novas tecnologias aplicadas à conservação e à reabilitação
Tecnologias com carácter inovador (BIM, laserscanning, deteção remota, fotogrametria, termografia, tomografia, entre outras) em intervenções de conservação e de reabilitação do património.

Tema 5. Habitação e cidade: Políticas de regulação e preservação
Políticas de preservação. Instrumentos de gestão territorial. Políticas e Planeamento Municipal para a Reabilitação Urbana. Regimes e critérios de classificação e salvaguarda do património edificado urbano.

Tema 6. Gestão e manutenção do ambiente construido e do património com valor cultural
Gestão e manutenção técnica, gestão integrada (Facilities management), manutenção assistida por computador (MAC), enquadramento normativo, exemplos de boas práticas.

A reabilitação, principalmente no que diz respeito ao património com valor cultural, é uma temática multidisciplinar, que envolve uma diversidade de perspetivas e de problemáticas e a necessidade de conciliar requisitos de tipo muito diferente, exigindo frequentemente decisões difíceis, que devem ser sempre bem fundamentadas, no conhecimento do existente, das soluções possíveis e dos valores a preservar. Por isso propõe-se ainda um tema especial do Encontro, de âmbito mais abrangente:

Tema 7. Reabilitação: uma prática integrada
Identificar e garantir o cumprimento de exigências de segurança, salubridade, conforto e ambiente dos edifícios sem pôr em risco a preservação dos seus valores culturais e mantendo a viabilidade técnica e económica. Existem soluções? Casos de estudo.


Logotipo e-rhis


Logotipo db-heritage


Logotipo percent


Logotipo Adapt-c


Logotipo gelclad


Logotipo ariadne



INSTITUCIONAIS

MEDIA PARTNERS